PSICOTERAPIA

A Psicoterapia

O que é a Psicoterapia?

 

A psicoterapia é uma potente ferramenta de ajuda e de crescimento pessoal que se utiliza de várias técnicas psicológicas científicas, específicas de acordo com as necessidades e características individuais de cada pessoa.

Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapeuta formula intervenções (interpretações, reformulações, confronto, etc.), que visam auxiliar o cliente a tomar consciência da origem dos seus problemas e a elaborá-los, a fim de que venha a lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado, resignificando o presente.


Deste modo, constituindo uma experiência enriquecedora, a psicoterapia promove alterações do comportamento, maximiza o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional, levando a uma maior adaptação pessoal e social.


De acordo com os objetivos a serem atingidos, existem diversos tipos de psicoterapia, que podem ir desde o reforço de mecanismos de defesa adaptativos e a promoção do crescimento de aspectos positivos da personalidade, até a mudanças de comportamento focalizadas, como também, à reorganização da própria estrutura de personalidade.


As psicoterapias também podem variar relativamente à frequência das sessões e duração do tratamento. A frequência é acordada entre cliente e psicoterapeuta, considerando-se as necessidades e a demanda. De um modo geral, as sessões são bissemanais, semanais ou quinzenais.


A relação entre cliente e terapeuta não é uma relação de amizade, caso contrário, deixa de ser uma técnica científica aplicada por um profissional qualificado, o que compromete a eficácia do tratamento.


Do mesmo modo, o psicoterapeuta não deve dar conselhos ao cliente acerca das suas opções, mas sim auxiliá-lo a ser capaz de efetuar as suas próprias escolhas e tomar decisões de vida, promovendo a sua autonomia e liberdade.

É importante que o paciente venha estabelecer um vínculo com o terapeuta e esteja motivado para efetuar mudanças.


OBJETIVO:

Buscar formas de lidar com as dificuldades, mediando os conflitos e problemas, construindo valores e desenvolvendo seu potencial intelectual, emocional e criativo.

Por meio da Psicoterapia é possível:

• Elevar a autoestima e obter a segurança e confiança que promovem melhores vínculos sociais e interpessoais;

• Resolver conflitos emocionais, tais como situações de alta ansiedade, pânico, stress, depressão, medos, timidez, fobias, bloqueios,            compulsões, traumas;

• Melhorar e enriquecer as relações interpessoais do casal, na família, com os amigos (as) e no trabalho;

• Enfrentar positivamente situações desafiadoras através do desenvolvimento da capacidade para tomar decisões;

• Enfrentar situações de perda ou de muita dor (luto, rupturas afetivas, etc...) buscando a superação das mesmas;

• Conhecer-se melhor! Melhorar a sua qualidade de vida!

Agende uma entrevista!