PSICOTERAPIA

Como funciona uma terapia?
Quem é o profissional?

São habilitados para a realização da psicoterapia, profissionais como: Psicólogos, Psiquiatras, entre outros.

E qual é a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra?

O Psicólogo tem a graduação em psicologia, já o Psiquiatra é um médico que, no final do curso, decidiu fazer especialização em Psiquiatria. 

O trabalho de ambos muitas vezes é complementar, pois somente o Psiquiatra pode receitar remédios e, quando isso acontece, a pessoa faz a terapia com o psicólogo e o psiquiatra faz o acompanhamento com medicamentos.

Posso falar sem ter medo?

O sigilo da sessão, garantido pelo Código de Ética Profissional é o que permite que o cliente fale realmente aquilo que está sentindo e deseja falar sem medo de ser criticado ou de ter o conteúdo divulgado. 

O psicólogo só poderá discutir o assunto com seu supervisor ou colegas profissionais, desde que não identifique a pessoa atendida, falando apenas o que for necessário para a resolução e evolução do cliente.

 

Quanto e como vou pagar?

Os valores e a forma de pagamento, geralmente são informações esclarecidas e combinadas com o profissional e/ou sua equipe de trabalho como: recepcionista, secretária, assistente, entre outros.

 

Como é feita a avaliação?

A avaliação é o primeiro contato do profissional e do cliente. Ela é recíproca, isto é, ao mesmo tempo em que o psicólogo ouve e avalia os motivos da procura pelo atendimento, sua história de vida e o que deseja em relação à terapia, você também tem a oportunidade de avaliar se houve confiança, se gostou do profissional, para decidir pelo início do processo. É basicamente uma oportunidade para se conhecerem e definirem as “regras do jogo”.

Como funcionam as sessões?

As sessões (como são chamadas as consultas psicológicas) geralmente tem a duração de 50 minutos e são semanais. Eventualmente, de acordo com a necessidade do cliente ou fase do processo (início e término) elas podem ser duas vezes por semana ou quinzenais também.

Como funciona o tratamento?

O tratamento é realizado de acordo com a abordagem que cada profissional utiliza. Cada abordagem utiliza técnicas e metodologia diferentes, e o terapeuta irá utilizar a que julgar ser a mais indicada para que se atinjam os objetivos da terapia.


Quanto tempo dura?

Geralmente não se trabalha com um período definido, pois cada cliente reagirá de forma diferente ao tratamento. O sucesso do tratamento depende também do comprometimento do cliente com o que for definido nas sessões. Além disso, novos objetivos podem surgir durante o processo e, com isso, os prazos serem alterados.

Então, como sei que terminou?

Quando o objetivo da terapia for alcançado, você definirá, juntamente com o terapeuta, se irá finalizar o processo ou se há novos objetivos a serem atingidos, como conhecer mais de si mesmo, por exemplo. Então, será iniciado um novo processo, com avaliação e definição dos novos objetivos.  

A Psicoterapia é destinada somente para as pessoas com sérios problemas emocionais?

                A terapia só fala do passado?

Definitivamente Não!!!

É importante ter a vontade de conhecer, reconhecer, enxergar e enfrentar as situações problemas, as quais no cotidiano geram tristezas e outras emoções negativas, impedindo a ação e a coragem de entrar em contato com o que existe de mais profundo em si mesmo. Viver essa dinâmica, nem sempre é fácil, contudo, promove experiências enriquecedoras.

Não.

O alvo da terapia é a direção ao futuro. Contudo, questões pendentes ou mal resolvidas no passado agem no presente, sob a forma de sintomas físicos, modos de ser, pensar e agir, podendo refletir no futuro. É importante lembrar que: mesmo que não se fale, ele está presente.

Agende uma entrevista !